César Souza, um dos maiores especialistas em liderança e estratégia do país, faz palestra em Curitiba
Ele foi a principal atração do 8º Fórum Global de Liderança, que começou nesta terça-feira (01) e segue até dia 03 na capital paranaense
Começou nesta terça-feira (01) o 8º Fórum Global de Liderança. O evento, realizado pela EBS Business School, é o maior do setor no sul do Brasil. Mais de 300 pessoas participaram da programação, que neste ano acontece na nova sede da escola até dia 03, quinta-feira.
O evento abriu com dois workshops: “Indicadores, Execução e Estratégia”, com Giancarlo Leite e “Mercado – Entendendo o Cliente e Posicionando a Marca”, com Pedro Gonçalves. Após, foram realizadas rodadas de negócios e momentos de networking. A atração principal do primeiro dia do Fórum foi a palestra do maior especialista em liderança e estratégia do país, César Souza, que falou sobre “Os Desafios do Líder na Execução da Estratégia”.
César é consultor de empresas da lista das 100 Maiores e Melhores do Brasil, Presidente e fundador do Grupo Empreenda. Foi nomeado como um dos 200 Global Leaders for Tomorrow, além de ser autor de vários best-sellers, entre eles “Você é do Tamanho dos seus sonhos”. Foi apontado pela Exame e O Globo como um dos palestrantes mais requisitados do Brasil e é indicado como um dos 5 Top of Mind na categoria Palestrante do Ano.
Desafios do líder – a crise!
Já no início da palestra o palestrante falou sobre o papel do líder e seus desafios no mercado, principalmente num cenário de adversidades, como o atual. “São muitos os desafios, mas acredito que um dos principais seja a capacidade de se reinventar, de explorar novos potenciais para gerar receita, transformar objetivos em resultados. É preciso fazer uma reflexão estratégica sobre o negócio, não perder tempo olhando o concorrente. Precisamos fazer nosso dever de casa, sermos inovadores para fazer diferente, chegar mais rápido e mais longe”, disse.
Segundo César, a sobrevivência e perpetuidade das empresas é diretamente proporcional à sua capacidade de desenvolver líderes de qualidade. Segundo pesquisa do Grupo Empreenda, 71% das organizações dizem não terem líderes suficientes, em quantidade e qualidade, para garantir a execução estratégica das empresas nos próximos anos. “Para saber se o desempenho da liderança está adequado à organização basta observar se há clientes insatisfeitos, baixa retenção de colaboradores, parceiros desconfiados ou acionistas apreensivos com a comparação dos resultados performados em comparação com os desejados. Estes são os principais indícios que mostram que uma empresa está engessada por velhos paradigmas”, disse.
Para ele, o que falta no comando das empresas não são competências técnicas, pois estas são possíveis de serem construídas, aprendidas ou complementadas com o conhecimento de outras pessoas. “O que falta de fato são líderes que não tenham receio de perder o poder ao desenvolverem sucessores e sejam hábeis para construir pontes – não paredes – entre todos os envolvidos na conquista do propósito da empresa e na superação dos resultados mínimos desejados”, finaliza.
Programação
Amanhã (02) o evento terá mais dois workshops: “Competências do novo perfil do líder moderno”, com Guilherme Piazzetta e “Futuring: desenhando estratégias para os cenários futuros”, com Daniel Tha. A palestra magna será com o CEO do LinkeDin no Brasil, Osvaldo Barbosa de Oliveira, com o tema “Conectando Pessoas, Transformando Negócios”.
Os convites podem ser adquiridos pelo site do evento: www.forumdelideranca.com.br